quarta-feira, 16 de julho de 2008

Apenas Orientar?

Nos finais dos anos noventa do final do século passado, dominava a corrente que o professor é um mero orientador da aprendizagem e não transmitir conhecimento. Felizmente hoje está comprovado que essa “corrente” pedagógica foi nociva, para os sistemas de ensino aplicaram-na. O professor é muito mais que um simples orientador. Ele deve despertar e/ou detectar as maiores e melhores capacidades inatas do seu aluno, mas sua função principal, é de facto, transmitir conhecimento de forma clara, objectiva, e acessível a diferentes níveis de cognição.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Eleições/Educação

Após vários meses de ausência, regressei.

Angola terá eleições 5 e 6 de Setembro do presente ano, esperamos todos nós, que este momento democrático seja para ficar.
O importante é que o próximo governo aposte no que de mais importante Angola tem – o seu povo. A propósito do tema “Educação”, já está no youtube, a apresentação de um livro (editado pela Gráfica de Coimbra) de extrema importância nesta área, para tal, basta escrever “educação pilar de desenvolvimento Angola”.
Não creio que o futuro da Educação em Angola passe por um “copy”, do que se passa em Portugal, porque isso seria “pior a emenda que o soneto”, seria um aprofundar do atraso estrutural de Angola. Infelizmente reparo que há muitas parecenças do sistema de ensino (desde os métodos de ensino, à formação de professores) de Angola com o de Portugal
O governante angolano responsável pela pasta de educação, deve sim, olhar para os sistemas de ensino nórdicos, japonês e de Singapura e daí retirar as suas mais valias (que são muitas), desde modo, o futuro poderá ser promissor.