sábado, 13 de outubro de 2007

Ao Serviço da Verdade

O método do conhecimento cientifico, deve ser um método critico, isto é, a pesquisa de qualquer coisa deve evitar os erros para encontrar a verdade.
Que fique bem claro que existe uma forte corrente no ocidente - a verdade é relativa, esta é aquilo que a sociedade , a maioria, o grupo de interesses quer que ela seja.
Esta corrente é o maior ultraje da verdade.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Verdade VS Certezas

Combater o erro significa procurar uma verdade no qual, devemos fazer tudo para detectar e eliminar tudo o que é falso. É esta a função do cientista do investigador. Assim , enquanto cientista, devo ter a razoabilidade de não ter como meta a certeza, porque nunca podemos estar completamente seguros de não termos cometido algum erro. Por conseguinte, compete ao investigador não procurar a certezas, mas sim as verdades, porque conhecimento cientifico é, por conseguinte, sempre hipotético.
(continua)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Começar

Começar.
Hoje senti que não podia continuar fora deste mundo «Blogguisado»! Sou defensor da rápida modernização de Angola, mas não estava a dar um bom exemplo, assim dei o primeiro passo. Agora espero que façam o mesmo. Angola Século XXI tem como único objectivo, o Conhecimento, ou melhor a nossa reflexão sobre o Conhecimento. Mas porquê? Para procurar a Verdade, ou seja, para procurarmos as teorias explicativas, objectivamente verdadeiras. Mas, importa afirmar frontalmente (na linha de Popper) que o conhecimento não é a procura da certeza, pois erro é intrínseco ao ser humano, assim todo o conhecimento humano é falível e, consequentemente incerto. Por conseguinte, não podemos ter a pertença que o nosso conhecimento esteja repleto de certezas, ou seja, devemos de forma rigorosa estabelecer uma distinção entre a verdade e certeza.
Deste modo, devemos combater sistematicamente o erro, mas não podemos nunca ter a certeza de que, mesmo assim, não cometemos nenhum erro.
(continua)